Um ano depois da declaração de fome em regiões do sul da Somália há progressos verificados. Mas cerca de 3,8 milhões de pessoas ainda têm necessidade de assistência. a ONU apelou aos países para financiarem essa ajuda humanitária
Um ano depois da declaração de fome em regiões do sul da Somália há progressos verificados. Mas cerca de 3,8 milhões de pessoas ainda têm necessidade de assistência. a ONU apelou aos países para financiarem essa ajuda humanitária a 20 de julho de 2011 foi declarada a fome em Bakool do Sul e Baixa Shabelle, após estas regiões somalianas terem sido atingidas por uma das piores secas das últimas décadas. Um mês depois, a fome espalhou-se por mais quatro regiões do país, incluindo a capital Mogadíscio.
No ano passado, fomos capazes de deter a espiral crescente da fome de centenas de milhares de pessoas. Desde janeiro que não estão presentes as condições para existir fome, sublinhou esta quinta-feira o coordenador humanitário para a Somália, Mark Bowden.
Este responsável sublinhou que, no entanto, a situação humanitária na Somália continua crítica, com 2,51 milhões de pessoas com necessidade urgente de ajuda e cerva de 1,29 milhões em risco de voltarem a cair numa situação de crise, acrescentou.