“Eu próprio hei de reunir as minhas ovelhas, e hei de reconduzi-las às suas pastagens”, garante Deus pela boca do profeta Jeremias, na primeira leitura do 16º domingo comum
“Eu próprio hei de reunir as minhas ovelhas, e hei de reconduzi-las às suas pastagens”, garante Deus pela boca do profeta Jeremias, na primeira leitura do 16º domingo comum aprazível talvez nos seria irmos hoje com o pensamento aos gérmenes da nossa nacionalidade, quando a alma lusa, pululante de energia, mantinha bem acesa em si a presença daquele Bom Pastor que era Cristo. E igualmente delicioso é vermos que, nos nossos dias, muitos são os nossos concidadãos que praticam a filantropia em nome de Cristo, não só aqui na nossa terra, mas em várias partes do mundo mais necessitado. Tanto aqui como noutras paragens, o ministério da consolação em nome de Cristo alivia tantas dores materiais, morais, psicológicas e espirituais. Quer dizer, o voluntariado está vivo e vivente na vida de muita gente. Guerras há-as, sempre e de muitas qualidades. O mundo anseia pela paz. Breve e realisticamente, São Paulo na segunda leitura não admite dúvidas: Cristo é a nossa paz. E o evangelho do 16º domingo diz-nos que, ao ver uma grande multidão, Jesus se encheu de compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Filho de Deus que era, pôs-se o Senhor imediatamente a enchê-las do bálsamo da consolação, começou a instrui-los demoradamente.
Nos nossos dias temos muitos instrutores, conselheiros e atores que propõem opiniões sobre como resolver as causas de tanta dor que sofre muita da nossa gente. Dizia Fernando Pessoa acerca do oceano: Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal. Não é saudosismo, é realidade dizer que a terra portuguesa está a ser regada por tantas lágrimas choradas por tantos nossos irmãos e irmãs por causa de tantas dores. ansiedade, angústia e medo estão a ocupar muito da vida da alma portuguesa. Lágrimas, nestes tempos, vejo eu muitas. Fervilham por toda a parte soluções. É preciso que todos sintam um desejo claro de unidade de forças para eliminar a raiz do mal.

Pensemos muito na Palavra que diz: Vinde a mim todos vós que andais sobrecarregados e eu vos aliviarei (Jesus Cristo). Talvez que então sejamos mais capazes de nos encaminharmos para uma via partilhada que levará à solução em menos tempo. Temos de rezar mais, pois somos criaturas amadas pelo nosso Criador. De judeus e gentios fez Cristo um só povo: deixemo-lo fazer de nós um verdadeiro e único povo! Dizia um grande missionário que toda a vida trabalhou para os mais pobres, o padre João De Marchi, fundador dos Missionários da Consolata em Portugal: Devemos ajudar os pobres, não só por filantropia, mas por amor de Deus. Nisso consistiu o grande segredo dos seus imensos sucessos. E, mais uma vez, escutemos o Senhor que nos diz: Vinde a mim todos vós que andais sobrecarregados, e eu vos aliviarei.