a Organização para a alimentação e agricultura está a intensificar a resposta para eliminar uma traça que está a destruir as culturas de tomate do Médio Oriente. Outros programas contra esta praga já tiveram sucesso
a Organização para a alimentação e agricultura está a intensificar a resposta para eliminar uma traça que está a destruir as culturas de tomate do Médio Oriente. Outros programas contra esta praga já tiveram sucesso a praga do tomate move-se rapidamente e facilmente atravessa fronteiras. alguns países foram capazes de minimizar o poder deste inseto, limitando a sua propagação e possíveis danos às culturas, sublinhou um especialista da FaO em pragas, Khaled alrouechdi. O objetivo da FaO é replicar esse sucesso agora que a praga se dirige de leste para sudeste.
Num comunicado à imprensa, Khaled alrouechdi disse que a agência alimentar das Nações Unidas está a planear um projeto regional para gerir esta praga, conhecida como broca-do-tomate ou traça-do-tomateiro, no Egito, Iémen, Irão, Iraque, Jordânia, Líbano e Síria, com base em técnicas recentemente usadas em países do Mediterrâneo e do Norte de África.
a broca do tomate (Tuta absoluta) é uma borboleta pequena, castanha, com origem na américa do Sul, e que foi depois vista em Espanha em 2006. Desde então espalhou-se para países da bacia do Mediterrâneo e do Médio Oriente, atingindo territórios tão a norte como a Suíça ou o sul de Marrocos e da argélia, bem como no Oriente a Turquia ou estados do golfo Árabe.