Bento XVI escuta a orquestra «West-Eastern Divan Orchestra», dirigida pelo maestro Daniel Barenboim e composta por músicos israelitas, palestinianos e outros países árabes, no dia do seu onomástico, em Castel Gandolfo, sua residência de férias
Bento XVI escuta a orquestra «West-Eastern Divan Orchestra», dirigida pelo maestro Daniel Barenboim e composta por músicos israelitas, palestinianos e outros países árabes, no dia do seu onomástico, em Castel Gandolfo, sua residência de fériasO Papa expressou a sua alegria em receber a orquestra que nasceu de uma convicção, antes, da experiência de que a música une as pessoas, para além de toda e qualquer divisão. O Pontífice acrescentou: a música é harmonia das diferenças, como acontece sempre que se inicia um concerto com o ritual da afinação’. Da multiplicidade dos timbres dos diversos instrumentos, pode sair uma sinfonia. Mas isso não acontece magicamente, nem automaticamente!. O Papa que celebrava o seu patrono São Bento, recordou: a mente dirige-se à grande sinfonia da paz entre os povos, que nunca está realizada. a minha geração, como a dos pais do maestro Barenboim, viveu as tragédias da segunda guerra mundial e da Shoa.
É muito significativo que você, maestro, depois de ter atingido as metas mais elevadas de um artista, tenha querido dar vida a um projeto como o da West-Eastern Divan Orchestra: um grupo em que atuam juntos músicos israelitas, palestinianos e de outros países árabes; pessoas de religião hebraica, muçulmana e cristã. Bento XVI acrescentou uma palavra sobre as obras escutadas, as sinfonias quinta e sexta de Ludwig van Beethoven. Duas celebérrimas sinfonias que exprimem dois aspetos da vida: o drama e a paz, a luta do homem contra o destino adverso e a imersão tranquilizadora no ambiente bucólico. O Papa concluiu: a mensagem que quero tirar hoje é esta: para conseguir a paz é preciso empenhar-se, deixando de parte a violência e as armas, empenhar-se com a conversão pessoal e comunitária, com o diálogo, com a paciente procura dos entendimentos possíveis.