O recente aumento de cólera nesta região africana está a deixar cada vez mais pessoas, especialmente crianças desnutridas, em risco. Só este ano, o surto já fez mais de 60 mortos em 2800 doentes
O recente aumento de cólera nesta região africana está a deixar cada vez mais pessoas, especialmente crianças desnutridas, em risco. Só este ano, o surto já fez mais de 60 mortos em 2800 doentes a desnutrição, o deslocamento e agora as chuvas em algumas regiões do Sahel criaram o terreno fértil para a cólera, que atinge de forma mais forte as crianças, sublinhou o diretor regional interino da UNICEF para África Ocidental e Central, Manuel Fontaine. O responsável deixou um alerta. a menos que se intensifiquem os nossos esforços imediatos, a cólera vai continuar a clamar as vidas das famílias mais vulneráveis “‹”‹no Sahel e a espalhar-se para outras áreas povoadas com um impacto devastador, defendeu Fontaine.
Desde meados de junho que o número de pessoas infetadas pela altamente infecciosa doença, transmitida pela água, cresceu na região africana do Sahel. Esta área estende-se desde o oceano atlântico ao mar Vermelho, e inclui uma larga faixa que atravessa o Chade, Mali, Mauritânia, Níger, e regiões do norte dos Camarões e da Nigéria. as organizações humanitárias estimam que existam atualmente cerca de 18 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar só nesta grande região, a sul do deserto do Sara.