De visita à sua terra, Jesus experimenta a rejeição dos seus conterrâneos
De visita à sua terra, Jesus experimenta a rejeição dos seus conterrâneos Num sábado, Jesus vai à sua terra na companhia dos seus discípulos. Como era seu costume entra na sinagoga para a celebração e para ensinar. Os seus conterrâneos ficam admirados com as palavras de Jesus. Mas não se trata de uma admiração boa. Pelo contrário, de onde lhe vem tudo isto?. Conheciam a família, sabiam de quem era filho (?) e na sua mente era difícil aceitar que aquilo pudesse ser dito e realizado por Jesus. Esta admiração converte-se em perplexidade. Esta atitude acompanha todos nós, de modo especial as nossas comunidades. Quando, muitas vezes, somos incapazes de apreciar aquilo que o outro realiza, de imediato se procura uma explicação que possa reduzir o significado da ação do outro. Ser capaz de aceitar as maravilhas que o outro é capaz de realizar é algo muito difícil para nós. assim aconteceu a Jesus, apesar das suas belas palavras, das suas extraordinárias ações, nada disso parece ter servido para que aquelas pessoas se abrissem à novidade que Jesus lhes trazia. O conhecimento do outro não pode ser fossilizado e engessado: a identidade de uma pessoa está sempre em movimento. E conhecer é estar aberto à novidade, à surpresa.

Resposta

Jesus fica admirado com a reacção do seu povo. O evangelista Marcos anota que estava admirado com a falta de fé daquela gente. as pessoas tinham sido incapazes de reconhecer algo especial em Jesus. Para eles era mais do que certo que Jesus era filho de José e Maria, que tinham vivido ali toda uma vida.como poderia o filho desta família, que tão bem conheciam, realizar tais coisas? Era impossível! Jesus também fica admirado com a falta de fé daquelas pessoas. Qual é a minha reacção perante Jesus? Experimento uma admiração que me faz querer saber mais, querer imitar, ou uma admiração que me bloqueia?

Ditado

Perante a reacção dos seus conterrâneos, Jesus responde usando um conhecido provérbio, que provavelmente modificou. Muitos estudiosos julgam que o original deveria ser: Nenhum profeta é respeitado no seu lugar de origem, nenhum médico faz curas entre os seus conhecidos. Jesus apresenta-se como profeta ao seu próprio povo. as suas palavras vêm do próprio Deus, não dos mestres judaicos. Ensina e age em nome de Deus. No entanto, as pessoas recusam os seus ensinamentos, ou seja, recusam a proposta de Deus. Tal como os outros profetas, Jesus sente a recusa. Foram muitos os profetas que foram rejeitados nas suas palavras e acções, porque o povo não quis aceitar a novidade que traziam da parte de Deus.

Perante esta atitude, Jesus não pôde fazer ali muitos milagres. O motivo é simples, fechados às propostas de Deus não podem receber a vida que lhes é oferecida. apenas alguns manifestaram essa abertura e receberam a cura pela imposição das suas mãos. Ou seja, os milagres acontecem quando estamos abertos às propostas de Deus.