Centenas de famílias são obrigadas a abandonar as suas terras, em Bal’ad, região do Médio Shabelle, Somália, devido aos combates entre a Missão da União africana e as forças rebeldes al-Shabab
Centenas de famílias são obrigadas a abandonar as suas terras, em Bal’ad, região do Médio Shabelle, Somália, devido aos combates entre a Missão da União africana e as forças rebeldes al-ShababOs nossos aldeamentos situam-se agora, na linha de frente entre as forças da Missão da União africana (aMISOM) com o Governo federal de transição (TFG) e a al-Shabab, referiu um deslocado, pai de seis filhos. Não sabemos para onde ir. a fuga começou em 25 de junho, com os confrontos a cerca de 40 quilómetros de Bal’ad, a noroeste de Mogadíscio. as áreas mais afetadas foram as aldeias de Wala-Moy e Hamar-Daye, revelou um funcionário do Ministério do Trabalho, dos assuntos Sociais, Juventude e Desportos, que pediu o anonimato.

Os habitantes de Wala-Moy foram obrigados a fugir, devido a um ataque de retaliação. as forças al-Shabab entraram na aldeia e mataram o indivíduo que liderou a desobediência civil, ferindo outros dois. a povoação fugiu para a floresta vizinha, disse o oficial.

Cerca de 560 famílias, sem contar as mil deslocadas pela guerra no Bal’ad, dirigiram-se para Mogadíscio. as restantes estão dispersas por várias aldeias, como Mukudhere, Hawadlay e Jame’ad. ainda nenhuma ajuda foi distribuída, confessou Sheikh ahmed Sheikh abukar, membro do parlamento. as pessoas deslocadas precisam agora de alimentos e abrigo, assim como de outros bens de apoio. Mais de 18. 000 pessoas fugiram após o início da operação militar aMISOM/TFG, em 22 de maio, de acordo com dados fornecidos pelas Nações Unidas.