apesar de muito festejado entre os Santos Populares, João Baptista é um dos personagens não muito atrativos, que a Escritura nos apresenta. Numa linguagem dura e rude, João é apresentado quase como um «anti-personagem». No entanto, um personagem de Deus!
apesar de muito festejado entre os Santos Populares, João Baptista é um dos personagens não muito atrativos, que a Escritura nos apresenta. Numa linguagem dura e rude, João é apresentado quase como um «anti-personagem». No entanto, um personagem de Deus!Da esterilidade à vida O nascimento de João Baptista está envolvido em algo de misterioso. Os seus pais eram de idade avançada e muitos julgavam-nos castigados, pois não tinham tido descendência. Na época e na sua cultura era algo de muito errado, que alguns procuravam explicar, atribuindo o facto a castigo de Deus. No entanto, o poder divino iria manifestar-se no seio daquela família.como o anjo Gabriel recorda a Maria: a Deus nada é impossível. Realmente nada lhe é impossível e Isabel, apesar da idade já tardia, viria a dar à luz um filho. Encontro de grávidas antes do nascimento de João, Isabel conta com a visita da prima, também ela, na sua história, prova de que a Deus nada é impossível. Este encontro de grávidas é marcado pela alegria. O evangelista Lucas coloca na boca destas duas mulheres dois cantos de alegria, que revelam o realizar das promessas de Deus. O impossível torna-se realidade. Nascimento O nascimento do menino é seguido por outro evento extraordinário. O pai, Zacarias, que ficara mudo por ter duvidado de que a Deus nada é impossível, agora confirma a todos de que o menino se chamará João. Os parentes, amigos, vizinhos protestam, não existia ninguém com aquele nome na família, porquê escolher o nome de João? Zacarias mantêm-se firme na escolha e a sua língua volta a libertar-se e agora já é capaz de falar e louvar a Deus. O nome tinha sido divinamente inspirado pelo anjo. Literalmente, João significa o Senhor concede graça. Isto é, o menino é um dom de Deus. Este nascimento começa por despertar espanto e os presentes não são capazes de entender o que estava a acontecer.
Deserto
O menino cresce e vai para o deserto até à manifestação a Israel. a experiência do deserto terá marcado João Baptista para o resto da sua vida. No deserto vive de uma maneira frugal. aliás, tudo em João parece ser frugal, a começar pelo modo de vestir até ao modo de comer. ao escutar a descrição da figura de João Baptista, por vezes, quase se sente repulsa por tal homem. No entanto, os evangelhos dirão que muitas pessoas se sentiam atraídas por João.como é verdade que, às vezes, as pessoas estranhas nos atraem! Basta pensar num exemplo quase contemporâneo, que é a figura de Madre Teresa. aos olhos do mundo, era uma pessoa estranha, no entanto, a sua presença atraía multidões.

Profeta
Quem fala em nome de Deus é profeta. a missão de João era falar em nome de Deus. João realizou-a e fê-lo de uma forma extraordinária. Diríamos que o fez sem papas na língua, pois nunca teve medo dos poderosos. No entanto tal ousadia acabaria por ditar o fim da sua vida. João viria a tornar-se incómodo. Ser profeta é ter a coragem de falar de Deus, sem papas na língua, com o testemunho de uma vida fiel às palavras, tendo consciência que se tornará incomodo. Talvez seja esse o motivo que explica porquê, hoje, parece existirem tão poucos profetas. Será que estamos dispostos a ser profetas?