Porque tendes tanto medo? Como é que ainda não tendes fé?, lê-se no evangelista Marcos. Por seu lado o salmista canta: Desde que nasci, vós me sustentais, Senhor
Porque tendes tanto medo? Como é que ainda não tendes fé?, lê-se no evangelista Marcos. Por seu lado o salmista canta: Desde que nasci, vós me sustentais, SenhorTudo corria às mil maravilhas para o grupo de Jesus e dos seus apóstolos em Cafarnaum. Fizera vários milagres, escolhera os Doze apóstolos e pronunciara uma série de parábolas. De repente diz aos Doze: Passemos para a outra margem do lago. a outra margem era outra coisa! Terras helenizadas, gente desinteressada de Deus, paganismo onde tudo podia acontecer. E os apóstolos, todos judeus, não queriam misturar-se com semelhantes gentes. Mas Jesus – quem sabe lá porquê? – quer ir para a outra margem. Partem, e no meio do lago, apanham uma grande tempestade que Jesus acalma com a sua palavra de ordem à água e ao vento furiosos, deixando os apóstolos cheios de temor, ao verem o poder imenso de Jesus.

Da outra banda do lago, nessa terra pagã de Gerasa ou Gadara, algo de pavoroso se apresenta aos apóstolos. aproxima-se de Jesus um homem, possuído por um demónio, que nunca ninguém conseguira dominar. Obrigado por Jesus a dizer o seu nome, o demónio declara-se: Legião. Uma legião de soldados romanos contava 6. 000 homens. Uma possessão extraordinária! O possesso ajoelha-se diante de Jesus, o que explica a dominação irresistível do Filho de Deus, que expulsa o demónio.

Os continuadores da missão de Jesus dos nossos dias têm de enfrentar o mesmo demónio sob maneiras diferentes. Mas está em ato uma tentação perigosa, ou será ela possessão? a tentação de fazer missão sem Cristo, confiando só nas forças humanas. Se Cristo não tivesse ido para a outra banda, se os apóstolos tivessem ido sozinhos sem Jesus, não teria havido vitória sobre Satanás. Dizia um grande missionário da Consolata, o padre João De Marchi: Jesus deu alimento aos esfomeados, curou os doentes, confortou os aflitos e pregou-lhes a mensagem do Pai. Mas nós devemos fazer estas coisas em nome de Deus, porque somos discípulos de Cristo e não simplesmente por razões filantrópicas. Então a pregação do evangelho dará os seus frutos de muitas maneiras, até mesmo no campo das vocações.

O próprio Jesus diria ao comissionar os seus apóstolos: Ide pregai batizai ensinai-lhes tudo o que eu vos mandei. E Paulo ajunta: ai de mim se não pregar o evangelho!. Sem Cristo não pode haver missão cristã e o trabalho missionário torna-se um fogo-fátuo. a missão tem de ser com Cristo, por Cristo e em Cristo!

24 de junho, solenidade do nascimento de São João Batista: Escolhido por Deus para preparar a vinda do Messias, João é o profeta de quem Jesus declarou: Entre os filhos de mulher não apareceu nenhum maior que João Batista. Foi ele que disse acerca de Jesus: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. De si próprio dizia João Batista: Eu não sou o Messias, mas apenas o enviado à sua frente. O esposo é aquele a quem pertence a esposa; mas o amigo do esposo, que está ao seu lado e o escuta, sente muita alegria com a voz do esposo. Esta é a minha alegria, que já está completa. Ele deve crescer e eu diminuir. De João dizia Jesus: João era uma lâmpada ardente e luminosa – porque João refletia e comunicava aos outros a luz de Cristo. Cada cristão deve ser uma lâmpada ardente’, em quem brilha intensamente a luz de Cristo. Uma lâmpada luminosa’, que deve comunicar essa mesma luz de Cristo. São assim os verdadeiros profetas dos nossos dias.