a birmanesa Suu Kyi discursou hoje, 16 de junho, em Oslo, Noruega, ao receber Nóbel da Paz. Tendo-lhe sido concedido quando se encontrava na prisão, o prémio atraiu então a atenção do mundo para a sua luta pela democracia
a birmanesa Suu Kyi discursou hoje, 16 de junho, em Oslo, Noruega, ao receber Nóbel da Paz. Tendo-lhe sido concedido quando se encontrava na prisão, o prémio atraiu então a atenção do mundo para a sua luta pela democracia a líder opositora birmanesa aung San Suu Kyi passou 24 anos em prisão domiciliar, em Mianmar, tendo-lhe sido conferido o Nóbel da Paz em 1991. Hoje, ao receber o prémio, a laureada confessou que a ajudou a voltar à realidade, tirando-a do esquecimento.

Tornou-me real de novo, devolveu-me ao resto da humanidade. E o que foi mais importante, o prémio Nobel atraiu a atenção do mundo sobre a luta pela democracia e pelos direitos humanos em Mianmar, declarou a líder da oposição birmanesa na cerimónia de entrega da homenagem em Oslo.

Em 1991, aung Suu Kyi não pôde receber o Nóbel porque se encontrava em prisão domiciliar, sem poder sair do seu país. a medalha, o diploma e o prémio de 10 milhões de coroas suecas, pouco mais de um milhão de euros, foram então entregues ao seu marido e seus filhos.