Dezenas de milhar de crianças povoam o Santuário de Fátima em 10 de junho. Logo pela manhã, sem receio da chuva, o “chilrear” alegre das suas vozes, os bonés e as bandeiras deram um colorido novo e diferente à 35º peregrinação das crianças a Fátima
Dezenas de milhar de crianças povoam o Santuário de Fátima em 10 de junho. Logo pela manhã, sem receio da chuva, o “chilrear” alegre das suas vozes, os bonés e as bandeiras deram um colorido novo e diferente à 35º peregrinação das crianças a Fátimaapesar do dia cinzento e fresco, logo pela manhã cedo, começaram a chegar a Fátima autocarros cheios de crianças, provenientes dos mais diversos pontos do país. Calcula-se que seriam cerca de 50 mil. acompanhadas por catequistas e adultos, dirigiram-se apressadas para o Santuário, enchendo o recinto. Na igreja da Santíssima Trindade, o ilusionista Nuno andré apresentou-lhes a atitude dos Pastorinhos, magia de Deus.

O bispo de Coimbra, Virgílio antunes, dirigiu-se às crianças, durante a celebração da Eucaristia, para lhes falar sobre a árvore da nossa relação e amizade com Deus. Esforçando-se por comunicar numa linguagem infantil, o prelado explicou-lhes que a árvore colocada no recinto representa a nossa relação com Deus: pode ser muito bonita, com muitas folhas e muitos frutos, ou pode ser vazia, sem nada, só com ramos secos, comparando-a à árvore do jardim do Génesis. Os Pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, estavam aqui a brincar e ouviram a voz de Nossa Senhora junto de outra árvore, a azinheira ao lado da Capelinha. Confiaram nela [Maria], porque era linda, brilhante, sorridente e disse-lhes que vinha do Céu, de junto de Deus.

À pergunta de Lúcia: O que é que você me quer?, a Senhora da Fátima respondeu com outra pergunta: Quereis oferecer-vos a Deus, ser de Deus, obedecer a Deus, viver sempre com Deus?. À resposta afirmativa das crianças, ela abriu as mãos e delas saiu uma luz de Deus que lhes fez sentir muita paz, muito amor e muita alegria. E os três Pastorinhos comprometeram-se a estar sempre numa relação de amizade com Deus.

O prelado terminou a sua esforçada conversa com as crianças, apresentando-lhes um compromisso. Queremos fazer muito mais bela a árvore da nossa relação e amizade com Deus. Não queremos ser árvores secas, sem folhas nem frutos. as crianças leram com o bispo as frases escritas nas folhas coloridas suspensas na colunata: as atitudes que vamos tomar para tornar bonita a nossa relação com Deus e mais belo o mundo cheio de árvores.