Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher. Esta há-de esmagar-te a cabeça, proclama a primeira leitura da Eucaristia que se celebra no décimo domingo comum
Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher. Esta há-de esmagar-te a cabeça, proclama a primeira leitura da Eucaristia que se celebra no décimo domingo comumTodos recordamos ao vivo, na substância mais profunda do nosso ser, a cena de Deus a falar com adão e Eva depois da sua desobediência grave ao mandamento do Senhor. Grandíssima fora a falta deles, maior ainda se mostraram a misericórdia e o perdão de Deus. Tão grandes, que Ele enviará o Seu próprio Filho à terra morrer numa cruz para eliminar a grave falta dos nossos primeiros pais.

Em nós todos mora a fraqueza moral e espiritual produzida por esse pecado. Mas das profundezas do pecado surge gloriosa a promessa da vinda do Messias à terra. Nascerá duma mulher, a Virgem Maria de Nazaré, a mulher que, em Eva, adão chamara a Vivente, a mãe da vida. Maria será para sempre essa Mãe da Vida, ao conceber e dar à luz Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador. E todo o cristão, se nesta verdade acredita, também a proclama, como nos diz Paulo na segunda leitura. Na Palavra de Deus, somos declarados família íntima de Cristo por ele próprio, quando afirma no evangelho: Quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha Mãe. a ele toda a honra, toda a glória e todo o amor pelos séculos dos séculos. Ámen!

Domingo, 10 de Junho, Santo anjo da Guarda de Portugal: Devoção muito antiga na nossa terra, foi a festa instituída mais tarde por Leão X a pedido do Rei D. Manuel I, em 1504. Dom Manuel exortou o povo português a celebrar esta festa com toda a solenidade. Pelo testemunho dos Pastorinhos de Fátima, sabemos que um anjo lhes apareceu três vezes na primavera, no verão e no outono de 1916, um ano antes das aparições deNossa Senhora na Cova da Iria. Na segunda aparição, disse-lhes o anjo: Eu sou o anjo de Portugal – confirmação do que já sabíamos e celebrávamos: o anjo protetor de Portugal.

12 de junho, Nossa Senhora do Sameiro, Braga. Um dos santuários marianos mais famosos de Portugal. a linda estátua da capela foi esculpida em Roma e benzida pelo papa Pio IX. Trazida para Braga, foi coroada em Junho de 1904 diante duma multidão calculada em 500 mil peregrinos.

13 de junho, Santo antónio de Lisboa (1195-1231). Um dos santos mais conhecidos e venerados no mundo inteiro, tinha uma devoção extraordinária à Palavra de Deus e ao Menino Jesus que, na iconografia, o santo tem sentado em cima dum dos seus braços. ajuda a encontrar as coisas perdidas, mormente a fé, a esperança e a caridade.