Uma bomba explodiu em frente de uma escola islâmica em Quetta, capital da província do Baluqistão. a forte explosão do engenho causou 15 mortos e 51 feridos, entre os quais diversas crianças e jovens transportados para os hospitais
Uma bomba explodiu em frente de uma escola islâmica em Quetta, capital da província do Baluqistão. a forte explosão do engenho causou 15 mortos e 51 feridos, entre os quais diversas crianças e jovens transportados para os hospitais a violência sectária e o terrorismo imperam. Condenamos tais ações que matam inocentes e revelam um absoluto desprezo pela vida humana, afirmou Inayat Gill, vigário apostólico de Quetta. É urgente restabelecer o respeito pleno da dignidade e dos direitos humanos nesta província, onde o contexto social e político é tão difícil e delicado, acrescentou o sacerdote. Rezamos intensamente pela paz e pela justiça.

a província do Baluqistão está há meses no centro do debate político paquistanês, na medida em que se regista uma violência sectária que nos últimos anos já provocou mais de 550 atos terroristas. Os habitantes que já abandonaram a província devido à insegurança e às desordens já ultrapassam os 100 mil. a violência tem carácter político e social, atingindo a relação entre a comunidade maioritária sunita e a comunidade minoritária hazara, da corrente xiita.

Riquíssima em recursos naturais, a província do Baluqistão sofre, há cerca de 40 anos, as consequências de uma guerrilha independentista, a que o governo se opõe com um forte dispositivo militar. Os cristãos do distrito de Quetta andam à volta dos 70 mil, dos quais mais de metade são católicos, na sua maioria imigrantes de outras regiões do país. a comunidade cristã, geralmente, não é atingida pela violência.