Os relatos de que há mais pessoas a fugirem da região sul do país, para escaparem aos combates e à escassez de alimentos, está a preocupar a ONU. Há necessidade de acesso da ajuda humanitária a todos os que precisam
Os relatos de que há mais pessoas a fugirem da região sul do país, para escaparem aos combates e à escassez de alimentos, está a preocupar a ONU. Há necessidade de acesso da ajuda humanitária a todos os que precisamSucedem-se os relatos de invasões e saques de mercados por grupos armados nos estados sudaneses do Kordofan do Sul e do Kordofan do Norte, que forçaram recentemente mais civis a fugirem das suas casas, segundo um comunicado emitido pelo gabinete do coordenador residente das Nações Unidas no Sudão, ali al-Za’tari.

Há também relatos de um elevado número de pessoas que foram fugindo para o Sudão do Sul (país vizinho, ao sul daqueles estados) para escaparem aos combates que não param e para ultrapassar a escassez de alimentos nos estados do Kordofan do Sul e do Nilo azul, acrescentou o comunicado.

al-Za’tari reiterou o apelo ao fim dos combates e ao acesso humanitário a todos os civis mais vulneráveis, especialmente mulheres e crianças. a situação aterrorizante de civis no Sudão e o aumento do número de refugiados que fogem para o Sudão do Sul é vista como extremamente preocupante para o representante da ONU.