Movimento Católico de Profissionais discute, no seu último encontro na diocese de Lisboa antes das férias de verão, o amor e os afetos vividos nos dias de hoje. Reunião mensal terá lugar a 22 de junho
Movimento Católico de Profissionais discute, no seu último encontro na diocese de Lisboa antes das férias de verão, o amor e os afetos vividos nos dias de hoje. Reunião mensal terá lugar a 22 de junho a parábola do Bom Samaritano (Lucas, 10, 25-37) e o episódio em que Maria unge os pés de Jesus com perfume (João, 12, 1-3) são o pretexto para os militantes do Metanoia – Movimento Católico de Profissionais discutirem, no seu último encontro mensal na diocese de Lisboa antes das férias de verão, como vivem o amor e os afetos.

a 22 de junho de 2012, fugindo ao ritmo dos feriados que podem sempre afastar interessados em participar, para ouvir e dizer do modo como vivemos o amor e os afetos – os de quem participa e os dos que os rodeiam – os participantes serão convidados a refletir ainda como se constroem os lugares de felicidade nas relações que construímos e se se tem aprendido a respeitar os que nos são próximos.

a atenção aos outros é vivida através da parábola do Bom Samaritano, faz notar a organização na convocação para o encontro. O que nos disse Jesus no relato que o evangelho nos deixa na atenção aos mais esquecidos?, questiona-se os participantes, que são ainda convidados a ler dois pequenos textos como mote para o debate. Num desses textos, um poema de Ermelinda Pereira Xavier, escrito em julho de 1951, em Luanda, pouco tempo antes de ser presa pela PIDE, lê-se: E quando a turba ignorante/Nos arremessar pedras e insultos/Redobraremos de vigor e esperança/E continuaremos sem parar… //Haverá judeus,/Coroas de espinhos e escarros;/Não faltarão beijos de judas;/Virá o Calvário… //Ó irmão:/mas a glória da ressurreição?

Este encontro de militantes – aberto à comunidade – tem lugar no Convento de São Domingos, ao alto dos Moinhos, em Lisboa, a 22 de junho. Pelas 21h30 arranca o debate que é antecedido de jantar partilhado.