O Exército de Resistência do Senhor (LRa), grupo rebelde ugandês, continua entre os autores mais persistentes de violações graves contra crianças, avisa um novo relatório das Nações Unidas
O Exército de Resistência do Senhor (LRa), grupo rebelde ugandês, continua entre os autores mais persistentes de violações graves contra crianças, avisa um novo relatório das Nações Unidas No texto do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, dirigido ao Conselho de Segurança são apresentadas provas sobre as violações de direitos cometidas pelo LR a contra crianças e as medidas tomadas para enfrentar a ameaça deste grupo, de julho de 2009 a fevereiro de 2012.
Durante o período que o relatório cobre, pelo menos 591 crianças, incluindo 268 raparigas, foram raptadas e recrutadas pelo LRa, principalmente na República Democrática do Congo, mas também na República Centro-africano e no Sudão do Sul.

O LR a terá atualmente entre 200 a 500 combatentes. Formado em 1980 no Uganda, o grupo dirigiu principalmente os seus ataques contra civis e forças de segurança do Uganda durante mais de 15 anos. Em 2004, tinha alargado muito a sua área de implantação e atuação através de um esforço sustentado militar. Depois exportou as suas atividades para países vizinhos do Uganda, com práticas que incluem o recrutamento de crianças, escravidão sexual violações, morte e mutilação.