Há um acentuado agravamento humanitário no Estado do alto Nilo, neste país, onde as agências humanitárias se têm defrontado com um aumento repentino de refugiados provenientes do vizinho Sudão
Há um acentuado agravamento humanitário no Estado do alto Nilo, neste país, onde as agências humanitárias se têm defrontado com um aumento repentino de refugiados provenientes do vizinho SudãoEsta é uma mudança dramática numa situação humanitária já de si difícil, sublinhou o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, antónio Guterres. Não são apenas os números de refugiados, muito maiores, mas a condição [física] em que se encontram muitas dessas pessoas é chocantemente má. alguns alimentaram-se de folhas de árvore para sobreviverem ao longo do percurso.
ao longo das últimas três semanas cerca de 35 mil refugiados chegaram ao alto Nilo, com muitos a virem do estado sudanês do Nilo azul, de acordo com o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR). Já existia uma população de refugiados de cerca de 70 mil pessoas. Segundo o aCNUR, continuam a chegar pessoas. E a agência acredita que a maioria destes novos deslocados no estado do alto Nilo estão demasiado perto da fronteira para a sua segurança.