Uma multidão gigantesca afirma com Bento XVI que “a família está fundada sobre o matrimónio entre um homem e uma mulher”. Para o Papa “a vivência familiar é a primeira e insubstituí­vel escola de virtudes sociais”
Uma multidão gigantesca afirma com Bento XVI que “a família está fundada sobre o matrimónio entre um homem e uma mulher”. Para o Papa “a vivência familiar é a primeira e insubstituí­vel escola de virtudes sociais”Um milhão de fiéis exulta à volta do Papa para aclamar a família cristã. Respeito pelas pessoas, gratuidade, confiança, responsabilidade, solidariedade e cooperação são virtudes sociais que são essenciais para uma vida social harmoniosa. É-nos confiada a tarefa de edificar comunidades eclesiais que sejam cada vez mais família, capazes de refletir a Trindade e de evangelizar não apenas com a palavra, mas por irradiação com a força do amor concreto.

ângelo Scola, cardeal arcebispo de Milão afirma que o abraço desta multidão de fiéis, a que se junta o número incalculável daqueles que em todo o mundo seguem através dos meios de comunicação, exprime o amor eclesial ao sucessor de Pedro. Bento XVI compraz-se com a alegria efusiva desta multidão. Ela oferece uma imagem expressiva da Igreja, una e universal, fundada sobre Cristo e fruto da missão que ele confiou aos seus apóstolos, afirma o Papa.

É assim que o Papa apresenta à Igreja o modelo de família coerente com o Evangelho. No aeroporto de Bresso, esta manhã, 3 de junho, Bento XVI celebrou a festa da Santíssima Trindade, presidindo à Eucaristia. O amor é uma realidade maravilhosa. É a única força capaz de transformar o mundo, afirmou o Papa.

Deus criou o ser humano homem e mulher, com igual dignidade, mas com características próprias e complementares, para que os dois fossem dom um para o outro, se valorizem reciprocamente e realizem uma comunhão de amor e de vida, explica Bento XVI. O amor é o que faz da pessoa humana a autêntica imagem de Deus. O Santo Padre apela à procriação generosa e responsável dos filhos na atenção abnegada a eles e na educação atenta e sábia.