«Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, ao Deus que é, que era e que há de vir»
«Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, ao Deus que é, que era e que há de vir»Celebramos a solenidade da Santíssima Trindade, Deus-amor em três Pessoas iguais e distintas. Para um católico, e especialmente para um missionário, a base de todo o ensinamento religioso é que há um só Deus. Mas a revelação de Jesus Cristo mostra-nos a riqueza imensa deste nosso Deus: sendo amor, Deus não pode ter só aspeto’ único, pois para ser amor tem de circular entre vários, como faz entre as três Pessoas da Santíssima Trindade. Um Deus comunhão de três Pessoas divinas. Deus Trino é uma riqueza infinita para nós. Cada Pessoa da Santíssima Trindade tem para nós a sua rica relação específica. assim o Pai é a origem de tudo. Desde toda a eternidade gera o seu Filho Unigénito. Quando lhe aprouve, criou o universo todo. E a um dado momento da história da humanidade, enviou o seu Filho, feito homem, para salvar o homem que o pecado perdera. O Filho é gerado pelo Pai desde toda a eternidade. No tempo predestinado, vem ao mundo e faz-se homem. Nasce de uma Virgem, Maria, e ensina-nos todo o amor do Pai para connosco. Pela sua paixão, morte e ressurreição torna-se nosso Salvador.
O Espírito Santo é o amor eterno do Pai para com o Filho. E enviado ao mundo pelo Pai e pelo Filho para habitar na Igreja e em cada batizado. Por isso é o santificador que distribui a santidade de Deus a todos os que a querem e a merecem. Todas as pessoas do mundo têm direito a conhecer Deus Uno e Trino. Por isso o Concílio afirma: a Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária visto que tem a sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na missão do Filho e do Espírito Santo (ad Gentes, Nº 2).

a segunda leitura da festa da Santíssima Trindade explica-nos como é grande a nossa vocação: o nosso Deus trinitário é um Deus que nos aceita no círculo do seu amor como filhos e filhas, herdeiros da sua própria vida, da sua própria Casa. No batismo, fomos enxertados em Cristo, Filho de Deus. Por isso participamos da vida de Deus. Toda a Igreja, e cada um dos seus membros, são transportadores do nosso Deus aos que ainda O não conhecem: é o que nos diz Cristo no evangelho, quando envia os seus apóstolos pelo mundo além: Ide por todo o mundo, fazei discípulos para mim de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-lhes a cumprir tudo quanto vos mandei. Nas dificuldades que o mundo de hoje atravessa, em relação à sua própria identidade, a fé no Deus Uno e Trino é a grande solução para que a humanidade viva irmanada no amor que vem de Deus e que deve circular entre todos os filhos dos homens.