após lançar o fogo ao próprio corpo, uma mulher tibetana morre em protesto contra a ocupação chinesa do Tibete, informou uma organização não governamental, quinta feira, 31 de maio
após lançar o fogo ao próprio corpo, uma mulher tibetana morre em protesto contra a ocupação chinesa do Tibete, informou uma organização não governamental, quinta feira, 31 de maioIdentificada como Rechok, a mulher, com mais de 30 anos, imolou-se em frente do mosteiro de Jonang Dzamthang, na localidade de Barma, na província chinesa de Siachen. a organização não governamental Free Tibet informa no seu site que Rechok passou os últimos dias nas montanhas, cuidando do gado da sua família, antes de dirigir-se especificamente à cidade para lançar fogo ao seu próprio corpo.

Os restos mortais da mulher estão no interior do mosteiro à espera de receber as honras fúnebres. a cidade de Barma já foi palco, em abril passado, da imolação de dois jovens tibetanos, que morreram depois de se imolarem diante de um edifício governamental da localidade.

Cerca de 40 tibetanos já fizeram o mesmo, desde o ano passado, para protestar contra a ocupação chinesa do Tibete. Segundo fontes do amílcar tibetano, 30 deles morreram e os outros sobreviveram com graves sequelas devido às queimaduras.