O número de vítimas civis no afeganistão nos primeiros quatro meses de 2012 desceu 21 por cento em relação ao mesmo período de 2012, divulgou a ONU ao país. Mas estas mortes continuam a ocorrer em níveis “inaceitáveis”
O número de vítimas civis no afeganistão nos primeiros quatro meses de 2012 desceu 21 por cento em relação ao mesmo período de 2012, divulgou a ONU ao país. Mas estas mortes continuam a ocorrer em níveis “inaceitáveis”Um estudo realizado pela secção de direitos humanos da Missão de assistência da ONU no afeganistão (UNaMa) apurou que houve 579 vítimas mortais civis e 1216 feridos, de 1 de janeiro a 30 de abril deste ano – a primeira vez que os números de baixas civis caíram desde que UNaM a começou a compilar estes dados em 2007.
a grande maioria das mortes neste ano – 79 por cento – foram atribuídas à ação das milícias antigovernamentais. as forças pró-governamentais foram responsáveis “‹”‹por nove por cento das mortes, e de 12 por cento das vítimas não se apuraram responsabilidades. as mortes de civis continuam a ocorrer em níveis inaceitáveis, sublinhou o representante especial do secretário-geral da ONU e responsável da UNaMa, Jan Kubis, numa conferência de imprensa em Cabul.
Lamentavelmente, as forças anti-governamentais não demonstram respeito pelos civis, acrescentou, observando que o uso de minas terrestres e de atentados suicidas por essas forças é totalmente inaceitável.