«Silêncio e palavra: caminho de evangelização» é o tema da mensagem de Bento XVI para a 46º jornada das comunicações sociais. O Papa escreve: “O silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo”
«Silêncio e palavra: caminho de evangelização» é o tema da mensagem de Bento XVI para a 46º jornada das comunicações sociais. O Papa escreve: “O silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo”Temos medo de nos encontrarmos connosco mesmos. Temos medo de sentir que o nosso silêncio é vazio e não é riqueza, afirmou o presidente do conselho pontifício para as Comunicações Sociais da Igreja, Cláudio Maria Celli. Duas pessoas que se amam nem sempre precisam de falar, pelo contrário. É no silêncio que se comunicam sentimentos, emoções e sensações. Este princípio vale também com Deus.

Na avalanche de palavras que submerge o homem contemporâneo, o silêncio é pausa que interrompe o fluxo imparável das palavras e dá lugar aos pensamentos em busca de sentido. À banalidade das palavras, sobrepõe-se a necessidade de compreender com pausas, sem medo do vazio, para voltar a comunicar.

Na sociedade mediática, quem não fala, perde, é como se não existisse; quem cala, consente; quem não responde, não tem razão; quem melhor e mais fala, vence. Quando sobrevém a desgraça, então o silêncio impera; quando os sentimentos irrompem com violência no coração humano, as palavras escapam-se e o silêncio sobressai. É nesses momentos de silêncio que se compreende melhor o peso das palavras, o valor da vida. Na dialética entre a palavra e o silêncio, seguindo o convite do Papa, o ser humano conseguirá o equilíbrio e tornar-se-á capaz de se compreender melhor a si mesmo.
Leia a mensagem de Bento XVI