Bento XVI encorajou os católicos americanos a potenciar a riqueza de fé dos emigrantes que chegam ao país. Falando aos bispos, em visita oficial a Roma, o Santo Padre alertou para o “progressivo enfraquecimento dos valores cristãos tradicionais”
Bento XVI encorajou os católicos americanos a potenciar a riqueza de fé dos emigrantes que chegam ao país. Falando aos bispos, em visita oficial a Roma, o Santo Padre alertou para o “progressivo enfraquecimento dos valores cristãos tradicionais”O último grupo de bispos norte-americanos, em Roma para a tradicional visita apostólica ad limina, escutaram do Papa a necessidade de abraçar, cultivar e incorporar o património rico de fé e cultura, que os inúmeros grupos de emigrantes transportam para os Estados Unidos da américa. ao longo de seis meses, os sucessivos grupos de bispos americanos manifestaram a Bento XVI o propósito de preservarem e fomentarem a unidade católica das suas comunidades, como forma de cumprirem a sua missão na Igreja.
a tarefa pastoral de fomentar uma comunhão de culturas dentro das Igrejas locais deve ser uma prioridade, lembrou Bento XVI, numa altura em que os EU a estão a receber cada vez mais pessoas de diferentes regiões do globo, como Ásia e África. Este desafio implica algo mais do que o mero respeito pela diversidade linguística dos emigrantes ou a disponibilização de programas e serviços sociais de integração.

Implica também um compromisso contínuo de evangelização, catequese e pastoral, a fim de inspirar nessas pessoas um sentimento mais profundo de pertença à fé apostólica e de apelar a uma maior participação na missão da Igreja, explicou o Papa. Recordando a oportunidade que representa o ano da Fé, com início marcado para outubro, Bento XVI concluiu: Que este acontecimento desperte em toda a comunidade católica da américa, o desejo de retomar, com alegria e gratidão, o tesouro inestimável da fé, num tempo marcado pelo progressivo enfraquecimento dos valores cristãos tradicionais.