“O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda um Espírito de sabedoria”, proclama a segunda leitura da festa da ascensão do Senhor. Junto do Pai, Cristo é o grande intercessor pela humanidade
“O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda um Espírito de sabedoria”, proclama a segunda leitura da festa da ascensão do Senhor. Junto do Pai, Cristo é o grande intercessor pela humanidadeEm certas circunstâncias da nossa vida e da vida da sociedade, parece que as coisas porfiam em correr de mal em pior. Tantos esforços feitos, tantos apertos financeiros, morais e psicológicos, em que vivem tantas famílias! Não quer dizer que não haja boa vontade de resolver as crises que tanto desespero e sofrimento causam. Mas, invariavelmente, tudo isto tem a sua causa: quando as coisas pareciam correr bem, fizeram-se asneiras que, naturalmente, produziram os seus frutos desoladores. Não foram usadas as regras da verdadeira sabedoria. E, mesmo durante a crise, falta por vezes um elemento essencial para se chegar o mais depressa possível a uma solução certa: a união e a colaboração de todos. Quando certos grupos se recusam a colaborar, mas impõem aos outros os seus próprios interesses, a crise não diminui; aumenta, ceifa mais vítimas e leva mais tempo a debelar.

através da sua história, mostrou sempre o povo português uma grande capacidade de ressuscitar dos desaires que caíam sobre a Pátria. Basta pensarmos na indomável valentia que mostrámos em relação às traições dos mares de todos os continentes. Mais indomável que o mar, foi sempre o querer do nosso povo. Mas, como dizia um nosso poeta, Quem quer passar além do Bojador, tem de passar além da dor. Nem resta dúvida alguma que Tudo vale a pena, se a alma não é pequena. Se não queremos ressuscitar do marasmo, será porque a alma diminuiu de valor e intensidade nos nossos dias? a festa da ascensão de Cristo ao Céu aponta para uma esperança que não admite derrotismo.

No Céu, Cristo é o grande intercessor pela humanidade. Intercessão de Cristo mais a colaboração da humanidade é igual a vitória. Entrincheiremo-nos na esperança, na certeza que, mais uma vez, passaremos galhardamente o Cabo das Tormentas, se todos dermos a nossa colaboração. Não é por nada que temos por rainha a Virgem poderosa que não pode abandonar os seus súbditos. Todos temos a vocação de ser missionários da esperança uns para com os outros. Todos temos de ajudar aqueles que mais precisam duma palavra e duma ação de amor fraterno. a todos os nossos irmãos e irmãs, vamos então proclamar esta Boa Nova.