a ascensão de Jesus ao céu, marca um momento trágico na vida dos discípulos . ao longo de três anos tinham acompanhado de perto aquele Mestre, com ele viveram experiências incrí­veis que deixariam marcas para o resto das suas vidas
a ascensão de Jesus ao céu, marca um momento trágico na vida dos discípulos . ao longo de três anos tinham acompanhado de perto aquele Mestre, com ele viveram experiências incrí­veis que deixariam marcas para o resto das suas vidasJuntos tinham visto milagres, curas extraordinárias, escutado palavras de encher o coração. Mas sobretudo, tinham experimentado, em Jesus, o Messias, aquele que tanto tinham esperado. agora, tudo chegava ao fim. Esse Jesus já não iria ficar mais com eles, do jeito que eles conheciam. a partir de agora, estaria com eles de uma outra forma. O evangelho que é proposto no domingo da ascensão apresenta três momentos distintos.começa por definir a missão dos discípulos de Jesus; em seguida, apresenta a ascensão de Jesus ao Pai; e, finalmente, os discípulos respondem à proposta de Jesus, partindo para a missão que Eles lhes confiou. a missãoapós a ressurreição de Jesus, os discípulos vivem momentos de confusão e desorientação. São incapazes de entender e interpretar os eventos que tinham presenciado. O primeiro momento deste evangelho quer ser de orientação para os discípulos. Define qual será a sua missão agora que Jesus parte. Uma das características dominantes é a sua universalidade. a missão não conhece nenhum tipo de fronteiras, sejam elas de que tipo for. O anúncio do evangelho deve chegar a todas as criaturas. Nenhuma pode ficar de fora. Que evangelho é este? É a boa nova, que fora pregada por Jesus; é a chegada do Reino de Deus, ou seja, é a chegada de Deus na vida de todas as criaturas a fim de lhes oferecer a paz, a justiça e a salvação. Perante o anúncio da boa nova é necessário dar uma resposta: fazer parte deste círculo ou ficar de fora. Não é prevista qualquer etapa intermédia, mas é necessária uma decisão. Uma das grandes habilidades da nossa sociedade, foi ter colocado uma terceira possibilidade, de permitir ficar em cima da linha, não pendendo nem para um lado nem para outro. É jogar conforme as conveniências do momento. Para Jesus esta parece ser uma opção que está fora de jogo. a ascensão

Jesus confirma, com a sua ascensão, ter alcançado a sua missão. Trata-se da prova de que Jesus foi fiel ao plano de salvação traçado por Deus. Jesus sobe para o Pai, pois a sua missão está realizada. O sentar-se à direita do Pai mostra que a proposta de Jesus é uma proposta cheia de veracidade, pois Ele está à direita do Pai.

a partida

Tendo a certeza de que a proposta de Jesus é o caminho certo a seguir, os discípulos dão agora a sua resposta. Partir em missão… a partida dos discípulos mostra como eles querem responder ao apelo de Jesus. Significa que confiam no Mestre e apostam toda a sua vida no realizar da vontade d’Ele, imitando na sua vida e as suas atitudes. Estas confirmam que Ele vivera a sua vida em obediência à vontade do Pai. agora os discípulos querem viver a sua vida em obediência à vontade do Filho. Para isso, deixam para trás o seu mundo, as suas seguranças e comodidades, para irem ao encontro do outro, o desconhecido, que logo se tornará o novo irmão que será convidado a fazer parte da nova família de Deus.