a 54º peregrinação militar internacional terá lugar em Lurdes, França, de 11 a 14 de maio. Nela tomará parte uma delegação militar portuguesa. Os homens da guerra vão pedir a paz para o mundo
a 54º peregrinação militar internacional terá lugar em Lurdes, França, de 11 a 14 de maio. Nela tomará parte uma delegação militar portuguesa. Os homens da guerra vão pedir a paz para o mundoPresidirá à peregrinação militar o cardeal Marc Ouellet, presidente da Congregação romana para os bispos. O carácter internacional do evento não deve esgotar-se na participação dos militares, explica o bispo responsável pelas forças armadas de França, Luc Ravel. Deve envolvê-los plenamente na preparação e nas celebrações.
Simultaneamente com a peregrinação, terá lugar um seminário sobre o contributo dos capelães militares na construção da paz entre as nações. O próprio cardeal Marc Ouellet será um dos conferencistas. além das tradicionais cerimónias marianas, como rosário, a visita à Gruta e aos lugares de Santa Bernadette, o programa prevê a administração dos sacramentos da iniciação cristã. O número crescente de catecúmenos é sinal da vitalidade das capelanias militares, declarou o bispo Luc Ravel.
além das celebrações litúrgicas, haverá espaço eventos musicais. Realizar-se-á um festival musical nas praças da cidade e um desfile até à Gruta das aparições para pedir o dom da paz. a participação de militares de diferentes países, sobretudo de Europa, enriquecerá a peregrinação. além da França, estão inscritas delegações militares de Portugal, Itália, Croácia, Espanha, Hungria, Lituânia, Bélgica, alemanha, Eslovénia, Holanda, Polónia e República Checa.