a peregrinação dos jovens que começou hoje em Fátima e prossegue amanhã é uma prova de que os mais novos são possuidores de uma vitalidade e esperança que nos deve fazer pensar. Eles são o exemplo de um futuro com Deus
a peregrinação dos jovens que começou hoje em Fátima e prossegue amanhã é uma prova de que os mais novos são possuidores de uma vitalidade e esperança que nos deve fazer pensar. Eles são o exemplo de um futuro com DeusTendo como tema alegrai-vos sempre no Senhor, a peregrinação organizada pelo Departamento Nacional de Pastoral Juvenil, não poderia ser mais atual, tendo em conta as dificuldades da sociedade em que vivemos, pois só Ele é a esperança para um mundo melhor. O acolhimento aconteceu no Centro Paulo VI durante a manhã, e foi seguido do peddy-paper que teve início pelas 14H00, momentos em que os jovens tiveram oportunidade de conhecer novas perspetivas e locais da Cova da Iria.

O grande Encontro dos Jovens foi na Cruz alta, de onde rumaram para a Capelinha das aparições para acompanhar Ilídio Leandro, bispo de Viseu, na saudação à Virgem. Estava reservada para a etapa seguinte uma das mais belas demonstrações do espírito jovem e da sua forma de comportamento expressa no concerto que teve lugar no parque 2 do Santuário. Durante quase duas horas, jovens de todo o país deram largas ao seu entusiasmo graças à participação nas letras e músicas que o padre Elcio Roberto, da Banda S. Sebastião de Meãs-do-Campo (Coimbra) debitou.

a Banda da paróquia de Coimbra, animada por aquele sacerdote, conseguiu criar uma empatia tal com os jovens, que nos deixou surpreendidos. Foi patente que a boa música pode constituir uma evangelização poderosa junto da juventude, eles aceitam mais facilmente a mensagem do Senhor, mas sobretudo, com mais alegria e dinamismo. Que belas canções de oração e louvor a Deus. O plano de Deus para nós é o Céu, a minha esperança está em Deus, cantava o sacerdote com o seu sotaque original (Brasil) e que embalava todos os presentes.

a dança da amizade soltou o íntimo de tantos jovens que, acompanhando a música, iam trocando de par a cada momento. O fecho aconteceu ao som dos Jovens com Maria, cantado em uníssono por uma multidão a perder de vista, mas sempre em movimento. Durante o tempo do concerto tivemos oportunidade de ver reveladas as mais diversas emoções daqueles jovens, alegria a rodos, mas em duas canções também vimos as lágrimas a rolar pelas faces, tal a intensidade com que estavam a viver o momento.

No final conversamos um pouco com Sérgio Filipe, um dos elementos da banda (são amadores), que nos confirmou a sua forma de trabalhar: cativar os jovens através da música para depois os evangelizar, procurando tocar no fundo do seu coração, desejamos que a mensagem do Senhor chegue a cada um, referiu. À noite haverá a recitação do rosário e procissão de velas, estando ainda marcada uma vigília no auditório Paulo VI, que contará com a presença do humorista José Pedro Cobra, um momento musical com Rão Kyao e ainda a atuação de um grupo de teatro liderado pelo ator Júlio Martin.