Segundo turno das eleições parlamentares de sexta-feira salienta divergências de Mahmoud ahmadinejad com o líder supremo do país, ali Khamenei. Os resultados divulgados neste sábado são um bom indicador das tendências para as presidenciais de 2013
Segundo turno das eleições parlamentares de sexta-feira salienta divergências de Mahmoud ahmadinejad com o líder supremo do país, ali Khamenei. Os resultados divulgados neste sábado são um bom indicador das tendências para as presidenciais de 2013No momento em que o Irão se prepara para negociações com países ocidentais sobre a questão nuclear, as autoridades iranianas consideraram as eleições parlamentares um triunfo estrondoso. apresentados pelo Ministério do Interior, os resultados confirmam a liderança da Frente Principalista Unida, com estreitos vínculos a Khamenei e crítica de ahmadinejad, seguida de perto pela Frente de Resistência da Revolução Islâmica, de linha dura, cujo ligação não é clara. Embora apoie Khamenei, alguns de seus membros serviram no governo de ahmadinejad e outros ainda apoiam o presidente. alguns membros acusam o secretário de gabinete do Presidente de tentar minar o sistema teocrático do Irão.

No segundo turno das eleições estavam em liça 65 das 290 cadeiras do Parlamento, incluindo 25 da capital, Teerão, onde os primeiros resultados apontavam para uma divisão de votos entre as duas principais correntes conservadoras. a confirmação do resultado final está prevista para o final deste sábado.como ocorreu no primeiro turno, os partidos diretamente alinhados com ahmadinejad não se saíram bem, mas os independentes tiveram uma boa votação e alguns dos mais de 70 deputados já eleitos poderão ajudar o presidente no seu último ano de mandato, que poderá ser complicado.