país africano está a fazer progressos para melhorar a situação de respeito por direitos fundamentais. Mas falta criar comissão de verdade e reconciliação
país africano está a fazer progressos para melhorar a situação de respeito por direitos fundamentais. Mas falta criar comissão de verdade e reconciliaçãoO Burundi está a fazer progressos para melhorar a situação dos direitos humanos, mas a impunidade permanece um desafio, alertou um responsável das Nações Unidas. O diplomata Ivan Šimonovic sublinhou que a criação prevista de uma comissão de verdade e reconciliação será um verdadeiro teste de compromisso do país para defender esses direitos humanos.
Uma comissão [de verdade e reconciliação] credível e independente que atenda às normas internacionais e assegure uma participação ampla e própria de todos os segmentos da sociedade, com os comissários selecionados de forma aberta e transparente, irá ajudar a construir a confiança das pessoas nos mecanismos da justiça transitória, afirmou a o secretário-geral adjunto para os Direitos Humanos, Ivan Šimonovic. Šimonovic observou que a criação de uma comissão para julgar casos de abusos do passado é um passo vital para a reconciliação e para reforçar o Estado de Direito no país, à semelhança do que aconteceu por exemplo com uma comissão idêntica na África do Sul. a ONU espera para analisar o projeto de lei sobre a criação da Comissão de Verdade e Reconciliação, acrescentou.