Na Tanzânia o principal problema dos jovens é o desemprego. a falta de apoio do governo ao setor agrícola, que é a coluna vertebral do sistema económico, tem vindo a agravar a situação
Na Tanzânia o principal problema dos jovens é o desemprego. a falta de apoio do governo ao setor agrícola, que é a coluna vertebral do sistema económico, tem vindo a agravar a situação a Tanzânia tem cerca de 40 milhões de habitantes. Mais de 35% da população é jovem e 68% está inserida no mercado de trabalho do país. Isso quer dizer que a nação está dependente dos mais novos para o seu desenvolvimento económicoe social. Na Tanzânia, é considerado jovem quem tem entre 15 e 35 anos. O problema central que os jovens enfrentam no país é o desemprego. Têm falta de oportunidades de emprego nas áreas urbanas e falta de apoio para poderem desenvolver atividades na área rural. Os governantes prometem dar apoio e formação para modernizar a agricultura, mas raramente cumprem. Os poucos que resistem produzem com empenho pessoal e criatividade mas enfrentam o problema da falta de mercado. além disso, não conseguem escoar os seus produtos para outras zonas, devido à falta de estradas e linhas ferroviárias. a taxa de desemprego para pessoas com idades entre os 18 e 34 anos foi de 8,6% nas áreas rurais e 41,4% nas áreas urbanas. a juventude rural cresce numa cultura que não tem normalmente apoio empreendedor. a vida urbana torna-se, por isso, mais atrativa, tendo em conta que na cidade existem serviços e infraestruturas, como a água canalizada,eletricidade, estradas, gás, bons hospitais, escolas de qualidade. E os jovens migram das aldeias onde não encontram nada, para a cidade, à procura de emprego. Quando não encontram trabalho na cidade enveredam, normalmente, por caminhos perigosos, dedicando-se aos pequenos furtos, assaltos à mão armada, uso de drogas, abuso sexual e a comportamentos desviantes, o que causa outro problema social: a propagação do HIV/SIDa.
Neste contexto, é urgente que o governo e as organizações sociais debatam o problema com os jovens e encontrem soluções para o futuro do país.