Um euro é o preço de um tijolo para uma sala da pré-escola de Santo Inácio, em Dí­li, Timor-Leste, que precisa também de telhado, janelas e portas. O Clube das Mães precisa do local para reunir e costurar. Um saco de cimento custa cinco euros
Um euro é o preço de um tijolo para uma sala da pré-escola de Santo Inácio, em Dí­li, Timor-Leste, que precisa também de telhado, janelas e portas. O Clube das Mães precisa do local para reunir e costurar. Um saco de cimento custa cinco eurosO dinheiro realizado com o trabalho de costura servirá para garantir o funcionamento da escola. Mas sem sala para trabalhar é mais difícil. Para ajudar a pré-escola de Santo Inácio, que é pequena e fica situada junto à ribeira seca a caminho de Taibesse, a organização não governamental Leigos para o Desenvolvimento lançou a campanha Tijolo a Tijolo uma escola que cresce em Timor-Leste.

a campanha pretende angariar fundos para apoiar a construção de uma sala que visa criar um espaço para a coordenadora trabalhar, receber pais e para o Clube das Mães, explicou à agência Lusa Filipa Figueiredo, dos Leigos para o Desenvolvimento. a pré-escola recebe diariamente 70 crianças, entre os 4 e os 5 anos, divididas em dois grupos, numa única sala, que serve para tudo. as obras da sala nova já começaram porque foram reunidos alguns donativos que permitiram começar a construir as fundações.

a campanha está a decorrer em Timor-Leste e em Portugal e as pessoas podem contribuir com um euro, um dólar e até com cinco mil dólares que é o valor do telhado. Vai decorrer até ao final do mês de junho e os interessados podem visitar a escola e consultar o orçamento da obra e o valor dos materiais na página da Internet dos Leigos para o Desenvolvimento. Um tijolo custa um euro, um saco de cimento cinco euros, uma lata de tinta 15 euros, um telhado 3. 765 euros e uma sala nova custa 15. 832 euros. Na pré-escola Santo Inácio trabalham quatro educadoras e uma coordenadora timorenses.