a comunidade católica da China continental viu aumentar o número de cristãos na Páscoa. a informação é dada pelo Centro de Estudos «Faith», do He Bei, que recolheu os dados até 19 de abril
a comunidade católica da China continental viu aumentar o número de cristãos na Páscoa. a informação é dada pelo Centro de Estudos «Faith», do He Bei, que recolheu os dados até 19 de abrilDurante a Páscoa de 2012, que acaba de ser celebrada, foram administrados um total de 22. 104 batismos, nas comunidades católicas continentais. apesar deste resultado, “os católicos chineses têm plena consciência da necessidade de um ulterior esforço de evangelização. Deve-se ter presente “que nem todas as dioceses chinesas concentram os batismos durante a Páscoa”, sublinha o diretor do Centro de Estudos Faith. Todavia não se pode deixar de ter em conta que 22 mil novos cristãos, numa comunidade como a nossa que conta mais de seis milhões de fiéis, representam apenas um aumento de 0,33%. Pelo contrário, na diocese de Hong Kong, sob administração chinesa, que conta 360 mil fiéis, os batismos na Páscoa foram 3. 500, equivalentes a 0,97%. O diretor do Centro afirma: “Devemos refletir e arregaçar as mangas para promover a evangelização.

De acordo com as estatísticas do Centro de Estudos, que começou a recolher estes números em 2007, dando início a esta tarefa tão importante de documentação para a história da igreja chinesa, os 75% dos 22 mil batismos, que pertencem a 101 dioceses continentais, são de adultos. No He Bei, considerada a fortaleza do cristianismo, os neo-batizados são 4. 410, mais 615 do que no ano passado. Três quartos são adultos. Segundo a irmã Li Guo Shuang, há ainda dioceses ou comunidades que, devido a dificuldades de comunicação, não reportaram os dados. Devemos sublinhar que os números não estão completos e poderão ainda aumentar.