apenas 20 por cento de fundos foram recolhidos para ajudar sírios deslocados na Jordânia, Líbano, Turquia e Iraque
apenas 20 por cento de fundos foram recolhidos para ajudar sírios deslocados na Jordânia, Líbano, Turquia e Iraque a agência de refugiados da ONU disse esta sexta-feira que apenas 20 por cento de fundos foram recolhidos um mês após as Nações Unidas terem lançado um apelo de 84 milhões de dólares (63,76 milhões de euros) para ajudar refugiados sírios na Jordânia, Líbano, Turquia e Iraque.
Das 34 organizações que tinham feito apelos para o fundo a usar no âmbito do Plano de Resposta a Síria, apenas oito, incluindo o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR), receberam um financiamento total de 15,6 milhões de dólares [11,8 milhões de euros], esclareceu a porta-voz da agência, Melissa Fleming.
a violência na Síria, que se iniciou há mais de um ano em março de 2011, num movimento de protesto semelhante aos testemunhados por todo o Médio Oriente e Norte da África, já custou a vida a mais de nove mil pessoas, a maioria civis, e dezenas de milhares de pessoas deslocadas.
Mais de 61 mil refugiados sírios estão a ser assistidos na região, incluindo 21 mil no Líbano, 13751 na Jordânia, 23971 na Turquia e 2376 no Iraque. Os países têm mantido uma política de fronteiras abertas para acolher os refugiados da Síria e o aCNUR tem tentando apoiar os governos.