Os criativos portugueses Pedro Bidarra e João Wengorovius apresentam esta terça-feira, em Roma, duas propostas para captar novas vocações religiosas
Os criativos portugueses Pedro Bidarra e João Wengorovius apresentam esta terça-feira, em Roma, duas propostas para captar novas vocações religiosasUma das ideias consiste num filme que tem como base um ambiente urbano, com pessoas a circular em hora de ponta. De repente começa a ouvir-se um psst. após várias insistências, um jovem olha para um lado, olha para o outro e não percebe de onde vem a voz. Por fim, levanta a cabeça em direção ao céu e pergunta. É comigo?. O conceito termina com a mensagem: É contigo. a Igreja procura uma nova geração de padres e freiras. a segunda proposta, desenvolvida a partir das palavras chave: antes de ti (a. T. ). Depois de ti (d. T. ), apresenta várias imagens ilustrativas do que pode ser o trabalho missionário. Por exemplo uma criança africana com uma arma na mão – com a indicação a. T. – e a mesma criança numa sala de aula – com a indicação d. T. . Este confronto de imagens pretende mostrar a diferença entre o que os missionários podem fazer, entre o que existe antes e depois da vocação, explica Pedro Bidarra à Fátima Missionária. Os trabalhos que esta terça-feira serão apresentados aos participantes do 8º Seminário Profissional para Gabinetes de Comunicação da Igreja, na Universidade Pontifícia da Santa Cruz, foram desenvolvidos por João Wengorovius e Pedro Bidarra, quando eram, respetivamente, presidente e vice-presidente da BBDO. agora, a agência de publicidade deu-lhes autorização para os darem a conhecer em Roma. as propostas foram concebidas em 2008, a partir de um desafio particular feito por Carlos Liz a Pedro Bidarra. O especialista em estudos de mercado era na altura assessor da Comissão da Pastoral das Vocações, que integra a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP). O projeto partiu da ideia de captar a atenção de jovens que gostassem da sua liberdade, de abrir horizontes, comsensibilidade em relação ao mundo e às desigualdades. apesar de já ter sido apresentada em Portugal, a campanha nunca foi implementada. a divulgação em Roma pode abrir novas perspetivas. O tema das vocações exige uma atitude mais positiva, mais proativa. a Igreja trabalha num mercado que fornece sentido para a vida e aí há muitos concorrentes. Se quiser chegar mais longe, tem que sair de dentro de si e usar a linguagem dos melhores, realça Carlos Liz.
Pedro Bidarra e João Wengorovius estiveram na BBDO entre 1999 e o início deste ano. Enquanto trabalharam na agência idealizaram campanhas para o BES, Gallo, Galp, Sogrape e Zon Multimédia, entre outras. Neste momento estão numa espécie de ano sabático, antes de partirem para novos desafios profissionais.