O tipo atual de ensino da religião católica nas escolas de Europa oferece um contributo específico e proporciona uma visão nova que entusiasmam os jovensO tipo atual de ensino da religião católica nas escolas de Europa oferece um contributo específico e proporciona uma visão nova que entusiasmam os jovens a coesão social implica o diálogo sobre temas que dizem respeito diretamente aos homens: expectativas vitais, valores fundamentais e orientação das consciências, afirmou em Madrid Hubertus Roebben, da universidade de Dortmund. as escolas como microcosmos nas nossas sociedades complexas e pluralistas, e o ensino escolar da religião, na sua configuração típica europeia – na escola pública – são o lugar por excelência para apropriar-se desta competência comunicativa.
O professor Hubertus Roebben participava no 15º fórum Eufres (forum europeu para a religião nas escolas), que decorreu em Guadarrama, Madrid e encerrou a 15 de abril. Segundo o professor, a escola moderna é um lugar privilegiado de diálogo e encontro/confronto entre as diversidades. Às crianças e jovens não basta ensinar como podem viver e aprender uns com os outros, mas é preciso reconhecer o direito fundamental de adquirir a capacidade de apropriar-se e firmar-se sobre a própria posição religiosa ou não.
a escola oferece um campo aberto para conhecer melhor a religião – a própria ou a dos outros. Por conseguinte a moderna formação dos professores de religião deveria estimular e acrescentar não só a competência sócio-comunicativa, mas igualmente e sobretudo a competência pessoal-existencial do aspirante a docente de religião.