Militares que assumiram o controlo de Bamaco devem seguir passos para restaurar a ordem constitucional no país
Militares que assumiram o controlo de Bamaco devem seguir passos para restaurar a ordem constitucional no paísO Conselho de Segurança instou esta terça-feira os rebeldes militares que assumiram o controlo do governo em Mali a implementarem imediatamente o acordo assinado na semana passada com a Comunidade Económica da África Ocidental (CEDEaO), que estabelece uma série de passos para restaurar a ordem constitucional no país.
No mês passado, soldados rebeldes malianos tomaram o controlo do país e anunciaram a dissolução do Governo liderado pelo Presidente amadou Toumani Touré. O país também está a lidar com novos combates no norte entre as forças governamentais e rebeldes tuaregues, o que já provocou mais de 200 mil deslocados desde janeiro.
Num comunicado de imprensa, os membros do Conselho reafirmaram a necessidade de defender e respeitar a soberania, a unidade e integridade territorial do Mali e rejeitar categoricamente qualquer declaração em contrário, exigindo o fim imediato das hostilidades no norte do Mali por grupos rebeldes.