Deve ser vista como ferramenta global para mediar disputas internacionais e promover o entendimento cultural e a tolerância
Deve ser vista como ferramenta global para mediar disputas internacionais e promover o entendimento cultural e a tolerânciaO presidente da assembleia Geral das Nações Unidas, Nassir abdulaziz al-Nasser, pediu esta quinta-feira o reforço do papel da aliança das Civilizações como uma ferramenta global para mediar disputas internacionais e promover o entendimento cultural e a tolerância.
a comunidade internacional e os estados-membros da ONU devem fortalecer a capacidade da aliança, através de recursos adequados, para dar à organização os meios necessários aos seus objetivos, afirmou al-Nasser no discurso de abertura de um debate na assembleia Geral sobre fomentar entendimento e o cruzamento de culturas para a construção de sociedades pacíficas e inclusivas.
Lançada em 2005, por iniciativa de Espanha e Turquia, sob os auspícios das Nações Unidas, a aliança das Civilizações pretende promover melhores relações inter-culturais em todo o mundo.
Eu posso ver um papel para a aliança e para o gabinete do alto representante [do secretário-geral da ONU] no apaziguamento de tensões, evitando mal-entendidos e mediando conflitos, particularmente quando estes surgem a partir de queixas culturais, sublinhou al-Nasser. apelo pois aos estados-membros para reforçarem esse papel.