Idrissa Muradadi é tido como «peixe graúdo» na estrutura de um dos movimentos rebeldes que atua nos Grandes Lagos e entregou-se. Está em campo de inserção
Idrissa Muradadi é tido como «peixe graúdo» na estrutura de um dos movimentos rebeldes que atua nos Grandes Lagos e entregou-se. Está em campo de inserçãoUm líder rebelde ruandês de topo rendeu-se durante uma ofensiva militar conjunta das forças da ONU e do exército nacional da República Democrática do Congo (RDC), confirmou esta quarta-feira um porta-voz da organização mundial.
O tenente-coronel Idrissa Muradadi, considerado um peixe graúdo na estrutura de um dos movimentos rebeldes que atua na região, e três dos seus guarda-costas entregaram-se já na sexta-feira da semana passada às forças conjuntas da missão de paz da ONU (MONUSCO) e as forças armadas nacionais congolesas (FaRDC).
Esta é uma excelente notícia, sintetizou Manodje Mounoubai, o porta-voz da MONUSCO, acrescentando que se trata de uma boa novidade para a população civil na região.
O tenente-coronel Muradadi era até aqui comandante da Forças Democráticas de Libertação do Ruanda (FDLR), um grupo que tem estado ativo desde finais de 1994, principalmente no leste da RDC e ao qual se associam ataques a populações civis.

Muradadi foi enviado para um acampamento do programa de desarmamento, desmobilização, reintegração, reabilitação e repatriação, após a sua rendição, e em breve será enviado para o Ruanda, de acordo com a MONUSCO.