Pirataria no golfo da Guiné, tráfico de drogas e crime organizado, bem como crise alimentar e insegurança em toda a cintura do Sahel são desafios que se colocam
Pirataria no golfo da Guiné, tráfico de drogas e crime organizado, bem como crise alimentar e insegurança em toda a cintura do Sahel são desafios que se colocamCombater eficazmente as ameaças à estabilidade na África ocidental, incluindo a pirataria no golfo da Guiné, o tráfico de drogas e o crime organizado, bem como a crise alimentar e insegurança em toda a cintura do Sahel, foram sublinhados pelo enviado das Nações Unidas à região, que falou na determinação da organização para reforçar a parceria com estes países.
Said Djinnit, o representante especial do secretário-geral e responsável do Gabinete das Nações Unidas para a África Ocidental (UNOWa), disse num encontro em abidjan (Costa do Marfim), com o Presidente alassane Ouattara, que a região enfrenta desafios em duas frentes.
as suas fronteiras a Norte são afetadas pela crise do Sahel, cujos efeitos são muito sentidos no Mali. as suas fronteiras a Sul, ao longo da costa atlântica, sofrem o fenómeno da pirataria e do crime organizado, o que acaba por ameaçar o desenvolvimento económico de toda esta sub-região.