O homem nunca está completamente isento da tentação, mas é com a paciência e com a verdadeira humildade que se pode tornar mais forte que o inimigo
O homem nunca está completamente isento da tentação, mas é com a paciência e com a verdadeira humildade que se pode tornar mais forte que o inimigo a tentação de remover Deus e de «sozinhos meter ordem em nós mesmos e no mundo, contando apenas com as própria forças, está sempre presente na história do homem, afirmou o Papa. Mas só com paciência e humildade, seguindo o Senhor dia a dia, «aprendendo a construir a nossa vida não fora dele ou como se Ele não existisse, mas nele e com Ele se verifica que há verdadeira vida, disse.

No ângelus deste primeiro domingo da Quaresma, cujas leituras apresentam Jesus a ser batizado e a sofrer a tentação, o Pontífice salientou que este tempo de 40 dias é o «momento propício para renovar e tornar mais sólida a nossa relação com Deus. E como? «através da oração diária, dos gestos de penitência, das obras de caridade fraterna, explicou o Santo Padre.

O Papa pediu aos fiéis que rezassem por si e pelos seus colaboradores que vão iniciar uma semana de Exercícios espirituais, sob o tema « a comunhão do cristão com Deus. O pregador é o cardeal africano Laurent Pasinya, de 72 anos. O arcebispo de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, foi escolhido pelo seu compromisso com a paz no país e por ter sido uma voz importante na defesa dos direitos humanos.