Parecendo uma afirmação irresponsável, na verdade não é. São palavras do Senhor relatadas por São Mateus: “Olhai as aves do céu: não semeiam nem colhem, nem guardam em celeiros, e no entanto, o Pai celeste as alimenta”
Parecendo uma afirmação irresponsável, na verdade não é. São palavras do Senhor relatadas por São Mateus: “Olhai as aves do céu: não semeiam nem colhem, nem guardam em celeiros, e no entanto, o Pai celeste as alimenta”Nos tempos que correm, em que as dificuldades materiais são constantes e cada vez mais prementes, como é possível não nos preocuparmos com o dia de amanhã? Não será uma insensatez quando constatamos que milhões de pessoas não têm que comer e muitas morrem à fome? Para compreendermos esta afirmação e aceitá-la, teremos que abrir o coração e procurar o significado das palavras das escrituras sagradas, é o que verificamos no seguimento da interpelação do Senhor. “Não vos preocupeis de vossa vida com o que haveis de comer, nem de vosso corpo, com o que haveis de vestir. Não será a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que o vestido? Quem de vós, com suas preocupações, pode aumentar a sua idade de um momento sequer?”
a explicação é simples, quase singular. Não devemos preocupar-nos exclusivamente com as nossas necessidades quotidianas, por mais importantes que elas sejam, mesmo que atinjam o limite da nossa capacidade.como é evidente, o Senhor não quer que sejamos irresponsáveis, pelo contrário, exige carinhosamente que assumamos as nossas responsabilidades por nós e pelos outros também. Ele quer que tenhamos em conta que a nossa vida é algo mais que o tempo que nos é concedido e que vai muito mais longe. É necessário que tenhamos presente de que para além do corpo com que nos revestimos, temos uma alma e essa é imortal.

Cristo disse: “Vosso Pai celeste sabe muito bem que necessitais de tudo isso. Buscai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo”. Dir-me-ão: mas isso é uma questão de fé. Claro que é. Quando queremos algo que muito desejamos não temos de acreditar que isso é possível? Por que é que com as coisas de Deus haveria de ser diferente? O problema que muitas vezes colocamos a nós próprios é se somos capazes de alcançar essa fé, mas seria bom que recordássemos que o Senhor diz em Mateus 17 que uma pequena quantidade de fé (do tamanho de um grão de mostarda) será suficiente para Ele responder.

O escritor russo Tolstói (autor de uma das maiores criações literárias de sempre: Guerra e Paz) disse um dia que ” a fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa”. Ou seja, só o facto de viver implica acreditar em algo. Por isso, não vos preocupeis com o dia de amanhã, quando ele chegar certamente que encontrareis a melhor forma de remover os obstáculos que surgirem, por que Cristo foi muito claro: “aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa: ela, porém não caiu porque estava edificada sobre a rocha”. assim acontecerá com cada um de nós se confiarmos na palavra do Senhor.