“Completou-se o tempo, e o reino de Deus está próximo. arrependei-vos e acreditai no Evangelho”, adverte-nos Jesus na liturgia do primeiro domingo de Quaresma. O pai dos videntes de Fátima dá-nos um testemunho de vida cristã simples e extraordinário
“Completou-se o tempo, e o reino de Deus está próximo. arrependei-vos e acreditai no Evangelho”, adverte-nos Jesus na liturgia do primeiro domingo de Quaresma. O pai dos videntes de Fátima dá-nos um testemunho de vida cristã simples e extraordinárioMeditámos no domingo passado naquele agradável mandamento de Deus: Olhai! Vou fazer algo de novo: já começa a aparecer; não o notais? E também na sua promessa pela boca do profeta Ezequiel: Dar-vos-ei um coração novo e introduzirei em vós um espírito novo. Palavras de Deus que nos animam e nos dão vida nova, ao entrarmos a sério na Quaresma. É um tempo especial para examinarmos e afinarmos essa grande novidade que Deus nos oferece. Infelizmente há também a possibilidade de interpretar de maneira incompleta, ou até mesmo errada, as afirmações de Deus acima citadas – algo que aconteceu ao longo da história cristã, inclusive nos nossos dias. Para quem vive de Deus e com Deus na Igreja, a maior novidade de todos os tempos é Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador: a sua pessoa, a sua palavra e as suas obras de salvação. Cristo é o grande dom que Deus nos fez, o Jesus Homem-Deus que se entregou por nosso amor para nos tornar membros da sua família, aqui na terra e no Céu. Na sociedade moderna em que vivemos há a tendência de desvalorizar esta verdade fundamental do cristianismo. Mesmo em certos altos’ círculos cristãos se elimina ou diminui a importância de Cristo, para mal de todos. São coisas que sempre aconteceram na vida da Igreja, desde os alvores do cristianismo. avisa-nos São Pedro (2 Pedro 2,1-3) que falsos mestres introduzirão no meio dos cristãos heresias perniciosas e palavras enganadoras. O apóstolo São Judas diz-nos que já no meio dos primeiros cristãos se infiltraram ímpios que negavam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo (Judas 1,4). Mas a afirmação que nos enche de vida, de esperança e de certeza salvadora, têmo-la em São Paulo (2 Cor 5,17): Quem está em Cristo, é uma nova criação: o que era antigo passou e eis que surgiram coisas novas. Foi e é este o projeto de Deus: Renovar todas as coisas em Cristo.

a Quaresma é para nós um tempo ideal para renovarmos, em Cristo, todos os aspetos da nossa vida, como nos exorta São Paulo (Rom 12,2): Deixai-vos transformar, adquirindo uma nova mentalidade para poderdes discernir a vontade de Deus. No batismo fomos enxertados em Cristo, nas nossas veias espirituais corre o Espírito do Senhor e o nosso coração espiritual continuamente envia a todo o nosso corpo e alma a vida que nos trouxe o Senhor Jesus. Quaresma, tempo ideal para fazermos o nosso check-up, o controlo geral do nosso sistema de seres humanos e cristãos. Tempo para cada um de nós pensar em si próprio em vista duma vida mais feliz – mais humana, mais divina’, para melhorarmos nós próprios e pensar mais nos mais necessitados.como fazia o Ti Marto, pai dos videntes de Fátima Francisco e Jacinta. a um nosso missionário que, um dia, o foi visitar dizia o Ti Marto: Olhe, há uma semana que estou de cama com gripe. Por isso durante esta semana não pude dar esmola a nenhum pobre. Quer dizer que esta semana foi na minha vida uma semana perdida, sem valor. Que teologia cristã profunda, a deste homem que nem sequer sabia ler ou escrever! Conclusão? Simples! Nesta Quaresma, renovemos a nossa vida com Deus e a nossa vida com o próximo, especialmente com os mais necessitado.