Popularidade do turismo médico sul-coreano disparou nos últimos cinco anos. Em 2011, atingiu o recorde de 116 milhões de dólares, confirmando a qualidade dos serviços de saúde e da cirurgia plástica
Popularidade do turismo médico sul-coreano disparou nos últimos cinco anos. Em 2011, atingiu o recorde de 116 milhões de dólares, confirmando a qualidade dos serviços de saúde e da cirurgia plásticaSão cada vez mais os turistas estrangeiros que visitam a Coreia por razões médicas. O número tem aumentado sobretudo entre japoneses e chineses, refletindo a crescente e reconhecida qualidade dos serviços altamente especializados e tecnologicamente avançados das estruturas médico-sanitárias locais. O aumento revela outro mérito destes serviços: é a primeira vez que o número de turistas médicos ultrapassa o dos coreanos que se deslocam ao estrangeiro por motivos de saúde. a este aumento está associado o esforço das entidades locais em promover a qualidade destes serviços através de uma campanha publicitária agressiva e bem organizada. E esta campanha publicitária tem ao seu dispor um aliado de peso: a cultura pop sul-coreana, que é cada vez mais apreciada e consumida nos mercados asiáticos e que, aos poucos, começa a ganhar popularidade noutros continentes. Em 2006, ano em que o governo começou a registar os dados relativos ao turismo médico, as cifras registaram uns meros 59 milhões de dólares. O aumento foi lento mas gradual, atingindo os 90 milhões em 2010. Só na China, a embaixada sul-coreana emitiu 1. 073 vistos médicos em 2011, um aumento de 386 por cento em relação a 2009. as áreas mais procuradas são as da cirurgia plástica e do tratamento da pele. Tendo em conta este aumento considerável de turistas médicos, os governos regionais têm feito investimentos consideráveis na área da saúde para atraírem mais turistas, juntando o útil ao agradável. Quem visita um hospital, visitará depois a região onde esse hospital se encontra, contribuindo indiretamente para o crescimento da economia local.