Garantir refeições aos emigrantes portugueses na Suiça e em condições de carência é o objetivo da Obra Católica das Migrações que pondera a criação de refeitórios sociais
Garantir refeições aos emigrantes portugueses na Suiça e em condições de carência é o objetivo da Obra Católica das Migrações que pondera a criação de refeitórios sociais«Estamos a tentar criar uma plataforma para dar uma resposta ao nível dos refeitórios sociais para, pelo menos, garantir algumas refeições às pessoas que se encontram nesta situação, explica Frei Sales Diniz. São «vários milhares os portugueses que atravessam «situações dramáticas, vivendo «na rua, praticamente abandonados, afirma o responsável pela Obra Católica Portuguesa das Migrações.

Esta é uma situação que a Obra Católica Portuguesa na Suíça tem denunciado nos últimos tempos. Há um aumento de emigrantes portugueses à procura de melhor vida que chegam à Suíça, sem emprego, muitos vítimas de angariadores de mão de obra, que são abandonados à própria sorte e acabam a pedir ajuda às missões e a instituições de solidariedade suíças.

No entanto, «apenas 10 a 20 por cento é que contactam as missões. as que nos contactam dizem-nos que não fazemos ideia da realidade concreta das pessoas que estão na rua, salienta. Muitos dormem nas estações de comboios durante a noite e que, durante o dia procuram emprego. «Tivemos uma família com crianças que dormiu durante 15 dias num carro e outra que foi bater à porta de uma igreja suíça que depois contactou a nossa missão, assinala o frade franciscano.

Situações que resultam do «total desespero que se vive em Portugal, onde as pessoas «não encontram saídas, garantiu Sales Diniz. Quem está a apoiar estas pessoas são as organizações católicas no terreno, as associações de emigrantes e as instituições suíças. O responsável adverte que na França ou Luxemburgo também existem problemas «de igual dimensão.