Com humor e referências à Política e situação atual de crise, provocando gargalhadas por diversas vezes na plateia composta, sobretudo, por religiosas, frei Bento Domingues direcionou a sua conferência para o que ainda falta fazer
Com humor e referências à Política e situação atual de crise, provocando gargalhadas por diversas vezes na plateia composta, sobretudo, por religiosas, frei Bento Domingues direcionou a sua conferência para o que ainda falta fazerCom o mote de «alegres na esperança em tempo de Carnaval, frei Bento Domingues abordou o processo de «despossessão, no encerramento da Semana de estudos da vida consagrada . E frisou em tom irónico que «a possessão diabólica está entre nós na troika. Dito de modo mais sério, os votos que os religiosos fizeram permitiram-lhes «ficar livres para fazer família com quem não é da família.
aos 600 participantes, estando as religiosas em maior número, o frade dominicano abordou a parábola do Samaritano para desafiar todos a «olhar para o lado. Pode haver alguém na valeta. Pertencem à família de Deus «todos. a grande «revolução do Novo Testamento, defendeu o orador, é «fazer família com quem não é da família. E «vai levar uns milhares de anos para a gente perceber isso, disse.
O pregador adverte: «Ou estão dispostos a servir ou estamos no domínio da política corrompida e ainda querem passar por benfeitores. Jesus – garante – veio para salvar todos e o seu projeto é universalista. E assinala que na oração, o que cada um deve pedir é «ter o espírito de Jesus. E este «fez família com quem não era da família. O Espírito Santo «é capaz de andar aí na clandestinidade, isto é, de nem sempre estar presente, apontou.
O saber-se amado por Deus , é uma das revelações com que Cristo inaugura um novo estilo. Das palavras de João Baptista, de que «o fim está próximo, Deus fala «este é o meu filho muito amado, em relação a Jesus. E Deus tem um «amor infinito por cada um de nós «com religião ou sem religião.
Frei Bento Domingues referiu-se ainda à presença das mulheres no tempo de Jesus. « a caminhada das mulheres é a única que se safa, disse . Foi a uma que apareceu, depois de Ressuscitado e ainda que os homens tivessem ido ao sepulcro, não viram nada. «Os homens nunca vêm bem a coisa. ainda hoje, na vida da Igreja, são os homens que mandam e as mulheres ‘Caluda’.