Nove polacos, dos quais quatro jovens, participaram na peregrinação da família Missionária da Consolata a Fátima, acompanhados do padre Silvanus Stock
Nove polacos, dos quais quatro jovens, participaram na peregrinação da família Missionária da Consolata a Fátima, acompanhados do padre Silvanus Stock«Trouxe-os aqui, pois assim podem ver com os seus olhos o rosto da Consolata, explica o missionário tanzaniano que há cinco anos deixou a animação missionária em Portugal para abrir uma nova missão em Varshava, capital da Polónia. «Lá estamos no início, explica. E «não podem imaginar este Instituto que é muito grande, tem muitos grupos, é feito de muita missão, acrescenta.

No final da 22a peregrinação, o padre Silvanus afirma ter gostado «muito de ter participado. «Há mudanças mas, foi muito melhor, confessa. «Vejo a Consolata toda reunida como uma família, afirma. ao mesmo tempo sublinha pormenores da homilia da Eucaristia de encerramento da peregrinação: «Chama a atenção que temos de enraizar, em Cristo. Ser santos, as mesmas palavras que o fundador. E depois ter capacidade de evangelizar.

Em Fátima diz notar a «concentração de muita história do Instituto. É um outro rosto de um Instituto estruturado, muito bem estruturado, afirma. O missionário comenta que a animação missionária em Portugal é uma referência para si e que na Polónia está a replicar o que aqui aprendeu.

Do dia da peregrinação realça também a alegria das pessoas nesta festa em honra do beato allamano, além da Via Sacra «muito participada onde pôde constatar a existência de «jovens com muitas iniciativas novas. É esta «vivacidade que aqui encontrou, que o missionário da Consolata quer repetir em Varshava, em particular na festa de Nossa Senhora da Consolata.

Desde há dois anos existe o grupo de Jovens Missionários da Consolata, mas Silvanus Stock tem intenção de fazer nascer outros grupos. O sacerdote refere-se às Mulheres Missionárias, aos Leigos Missionários, às zeladoras, entre outros. «Levo ideias, levo muita inspiração de nossa Senhora de Fátima, alguma coisa forte vai acontecer na Polónia.