Chamada de atenção para a pior escassez de alimentos no país e na região do Sahel, onde milhões de pessoas têm necessidade de assistência. Visita começa esta quinta
Chamada de atenção para a pior escassez de alimentos no país e na região do Sahel, onde milhões de pessoas têm necessidade de assistência. Visita começa esta quintaDois responsáveis das Nações Unidas chegaram ao Níger esta quinta-feira num esforço para chamar a atenção do mundo para a pior escassez de alimentos no país e na região do Sahel, na África Ocidental, onde milhões de pessoas têm necessidade de assistência devido às más colheitas causadas pela seca permanente.
a missão conjunta de Valerie amos, subsecretária-geral para os assuntos Humanitários, e Helen Clark, administradora do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), destina-se a estabelecer as bases para uma abordagem regional de resposta integrada, que envolverá iniciativas de emergência e desenvolvimento para aumentar a resiliência das pessoas a estes choques climáticos e ambientais.
Um terço da população do Níger sofre de insegurança alimentar e 330 mil crianças com menos de cinco anos correm risco de desnutrição aguda grave por causa da má colheita do ano passado e dos preços elevados nos alimentos. Mais de um milhão de crianças com menos de cinco anos em toda a região do Sahel estão em risco de desnutrição. Sabemos o que está para chegar e sabemos o que fazer para salvar vidas, disse Valerie amos, que é também a coordenadora de ajuda de Emergência das Nações Unidas. Enquanto não podemos parar esta crise, estamos a tomar medidas para evitar uma catástrofe.