Departamento dos Bens Culturais da Diocese do Porto e Turismo do Porto e Norte de Portugal assinam acordo de parceria, a 17 de fevereiro, pelas 11h
Departamento dos Bens Culturais da Diocese do Porto e Turismo do Porto e Norte de Portugal assinam acordo de parceria, a 17 de fevereiro, pelas 11h«Viagens com alma é um projeto que decorre a par da inventariação do património da diocese do Porto em quatro concelhos do distrito do Porto. «Pretende-se dar a ver o património – material e espiritual – de uma forma apelativa e inovadora, realçando simultaneamente as ligações profundas desta área geográfica à história e à influência da Ordem de Cluny, adianta o site do projeto.
«Mais do que nunca, é urgente voltar ao terreno, recolher elementos atualizados e criar uma base de dados digital que permita uma gestão e eficiente ativação de toda esta informação, explicam os responsáveis. Para complementar este inventário foi convidado o grupo «Visões Úteis para elaborar um conjunto de trabalhos artísticos – instalações, percursos sonoros, vídeos e eventos performativos. Esta participação é inspirada na experiência do seu projeto « a Língua das pedras, que integrou as comemorações dos 1. 100 anos de Cluny.

as diversas intervenções artísticas em que as artes performativas se cruzam, de um modo inovador, com o turismo, decorrem no Mosteiro de São Pedro de Cête, Mosteiro de Salvador de Paço de Sousa, Mosteiro do Salvador de Vairão e Mosteiro de Santo Tirso de Riba d’ ave. Este monumentos testemunharam a adesão das respetivas comunidades monásticas aos costumes e à liturgia de Cluny. Há ainda outros roteiros e percursos a efetuar, basta visitar a página do projeto.