Bento XVI recomenda que se preste atenção aos sinais do nascimento de vocações ao sacerdócio e à vida religiosa na mensagem «as vocações, dom do amor de Deus»
Bento XVI recomenda que se preste atenção aos sinais do nascimento de vocações ao sacerdócio e à vida religiosa na mensagem «as vocações, dom do amor de Deus»O Papa defende que é importante que se criem «condições favoráveis para poderem desabrochar muitos “Sins”, respostas generosas ao amoroso chamamento de Deus. Na mensagem para o dia mundial de oração pelas vocações, 29 de abril, quarto domingo da Páscoa, o Pontífice exorta as Igrejas locais a serem «”lugar” de vigilante discernimento e de verificação vocacional profunda, oferecendo aos jovens e às jovens um acompanhamento espiritual sábio e vigoroso.

O Santo Padre entende que «é preciso anunciar de novo, especialmente às novas gerações, a beleza persuasiva deste amor divino, que precede e acompanha: este amor é a mola secreta, a causa que não falha, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, assinala. « a relação dos consagrados, especialmente do sacerdote, com a comunidade cristã é vital e torna-se parte fundamental também do seu horizonte afetivo, assinala.

Bento XVI sintetiza os fundamentos teológicos da vocação ao sacerdócio e à vida religiosa: na abertura ao amor de Deus e como fruto deste amor, nascem e crescem todas as vocações. Cada vocação específica nasce da iniciativa de Deus, é dom do amor de Deus, refere o Pontífice na mensagem.

«Palavra, oração e Eucaristia constituem o tesouro precioso para se compreender a beleza duma vida totalmente gasta pelo Reino, defende. O Papa pede ainda aos bispos, padres, diáconos, consagrados e consagradas, catequistas, agentes pastorais e todos que promovam «uma escuta atenta de quantos, no âmbito das comunidades paroquiais, associações e movimentos, sentem manifestar-se os sinais duma vocação para o sacerdócio ou para uma especial consagração. a última palavra, o Pontífice guarda-a para os jovens que, «de coração dócil, se põem à escuta da voz de Deus, prontos a acolhê-la com uma adesão generosa e fiel.