acontece pela primeira vez em seis meses, demonstrando a volatilidade dos mercados internacionais de alimentação
acontece pela primeira vez em seis meses, demonstrando a volatilidade dos mercados internacionais de alimentaçãoOs preços globais dos alimentos registaram um aumento global no mês passado, o que acontece pela primeira vez em seis meses, demonstrando a volatilidade dos mercados internacionais de alimentos, informou esta quinta-feira a Organização para agricultura e alimentação (FaO).
O Índice de Preços de alimentos da FaO cresceu quatro pontos ou quase dois por cento para 214 pontos em janeiro, com o preço de óleos cada vez mais alto, seguido dos cereais, açúcares, laticínios e carnes. Este é o primeiro aumento deste tipo desde julho do ano passado, embora o índice esteja ainda sete por cento abaixo dos valores de janeiro de 2011.
abdolreza abbasian, economista da FaO, disse que não há uma explicação clara e única por trás do aumento dos preços dos alimentos – e há razões diferentes aplicáveis “‹”‹aos diferentes produtos.

Mas o aumento, apesar de uma colheita recorde esperada e de uma situação de melhoria dos stocks, após seis meses de queda ou estabilidade dos preços, sublinha imprevisibilidade que prevalece nos mercados globais de alimentos, alertou abbasian.